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Beatriz Oliveira – A verticalização operacional e a promoção individual

Publicado

em

*Por Beatriz Oliveira


Num passado não tão distante, a cultura organizacional de grandes empresas e gestões verticais era a realidade da maior parte dos empregados no Brasil e no mundo. A ascensão dos modelos inovadores e disruptivos de negócios – incluindo o crescimento das startups – fez mudar o padrão de contratação, promoção e das atividades diárias desenvolvidas entre os funcionários. Hoje, domina a cultura de um maior contato diário operacional, de fato, entre cargos operacionais e gerenciais, no qual todo mundo põe a “mão na massa” para um resultado satisfatório para o cliente e para a empresa como um todo.


A dinâmica de trabalho e contratação está se adaptando. Encontramos mais formatos de gestão formados por grupos de trabalho, e não mais cargos definidos e engessados, trazendo líderes e liderados para uma diligência muito mais mutável, qupermitiu (e permite) um desempenho de alta performance. E claro, isso tem ajudado diretamente no crescimento individual de cada um, gerando a percepção de ainda mais valor entre (e para) os colaboradores, além da diminuição do turnover.


Liderança, gestão, empreendedorismo e inovação são incentivados nas empresas, sejam de quaisquer portes, fazendo com que, naturalmente, uma promoção de cargo seja aceita de maneira mais leve e mais festiva – tanto para a equipe quanto para o promovido – afinal, a integração já existe e é aplicada, aumentando o desempenho e incentivando ainda a cocriação e desenvolvimento mútuo.


Líderes híbridos, que sabem orientar, mas que também atuam na linha de frente quando precisam e sabem inspirar seus times são os que têm se destacado. E, apesar de aceitar um desafio num cargo “C-level“, exigir uma mudança de pensamento do profissional no que tange suas metas e direcionamentos diários, a empatia e a confiança, do e para coo time, são importantes para que a transição seja não só estratégica para a empresa em termos de gestão global, mas que seja positiva e tranquila para todos. Afinal, quando um cresce, todos podem e vão crescer juntos!


Na Eventbrite nós encaramos os desafios e cada novo ano como um “brand new day“, um novo dia para olharmos para o que estamos fazendo, analisar se estamos no caminho certo e acima de tudo, se as pessoas vêm para o trabalho felizes. Os nossos líderes trabalham para que todos os funcionários executem suas funções com motivação e foco nos resultados da empresa como um todo.


Ter uma equipe que aceita muito bem mudanças, é unida e não mede esforços para garantir a satisfação e o sucesso dos clientes em suas iniciativas é importante nesse caminho. No meu caso, considero prazeroso trabalhar em uma empresa que opera com uma cultura de startup, com foco em inovação, entendendo o quanto posso ser ágil, flexível e ter planos audaciosos.


Posso dizer que o que faz muitos negócios darem certo hoje em dia é o fato de poder crescer com autonomia, sem ter processos engessados enraizados no DNA. Levar esse pensamento a cargos gerenciais pode não ser a meta dmuitos, porém, acabam levando naturalmente a ascensão. O importante é encarar o desafio com pensamento positivo, confiança em si e nos times, entregando seu melhor! E você, sente-se preparado para uma grande promoção?

*Beatriz Oliveira é General Manager da Eventbrite LatAm, maior plataforma de tecnologia para eventos e venda de ingressos do mundo

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Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

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em

*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

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A cultura do SEO e o futuro do marketing digital em constante atualização

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em

*Marcos Alonso

Não é novidade que há um aumento de investimento no marketing digital nos últimos anos, registrando recentemente, aumento de 85% nos próximos cinco anos, segundo líderes entrevistados de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Inicialmente, por conta da migração de investimentos publicitários de canais tradicionais, como TV, revistas e jornais, para a área digital. Com o tempo, as ações se diversificaram ampliando as possibilidades de investimento em estratégias e ferramentas. Junto, há um aumento do custo de mídia em si, já que há mais gente competindo por mais atenção. Por outro lado, a profissionalização também pressiona estes custos pois envolvem profissionais e agências/consultorias especialistas nas diversas áreas do marketing digital para garantir o alcance dos resultados almejados.

Eu considero que o SEO é uma das ferramentas mais importantes pois promove ativos para a empresa, em que cada página gera tráfego e passa a comunicação correta, ocasionando resultados sem a necessidade de esforços contínuos sobre ela. Com o passar do tempo, são criados diversos destes ativos, o tráfego e resultados do site passam a ser mais estáveis, sem grandes picos ou depressões. Além disso, é um tráfego independente de outras plataformas e seu negócio não fica refém de políticas ou mudanças de regras, como pode acontecer nas plataformas da Meta ou até do Tik Tok.

Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas definiram a estratégia do marketing digital para o crescimento da marca, em que a produção de conteúdo é a principal ferramenta para atingir resultados. Com possibilidades infinitas como e-mail marketing, influenciadores, propagandas via diversas plataformas como Google e Meta Ads, inbound marketing e, obviamente o SEO, é possível gerar muitos indicadores de resultados em que é muito fácil se perder.

Notando ruídos na comunicação interna das empresas na área,  entendo ser fundamental, além das atualizações digitais, colocar o cliente no centro da tomada de decisões, criando nele uma cultura de SEO, trazendo as informações e estratégias para dentro da empresa para que todos participem ativamente da melhoria constante do site. Isto envolve treinar e educar o cliente das boas práticas de SEO, agir com liberdade e levar ao cliente oportunidades identificadas e trabalhar com foco na otimização contínua, baseada nos resultados das ações realizadas para comemorar vitórias e entender razões de insucesso.

Sendo um mercado que está em constante mudanças, 2024 promete grandes acontecimentos no digital. A IA chegou e mostra que pode ajudar em várias frentes e é uma ferramenta que facilita alguns processos. Mas ainda acredito que a humanização na comunicação é fundamental no desenvolvimento de conteúdos, definição de estratégias, acompanhamento e interpretação de resultados. Se deve ter um cuidado a mais na IA para gerenciamento de campanhas. Para campanhas médias e pequenas, com verba reduzida, nossa experiência é que quanto maior a automação, menos confiáveis os resultados.

Além disso, acredito que o foco direcionado em diferentes gerações, social commerce, chatbots e voicebots, conteúdo de áudio, short vídeos, entre outras ferramentas estarão em ascensão em 2024. Também aposta no Data Driven, uma das tendências do marketing, que tem seu conceito na gestão orientada na análise de dados para atingir cada público-alvo. Vai ficar cada vez mais difícil ganhar um posicionamento bom para páginas e palavras-chave porque a quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto ou produto, já é enorme, imagine daqui a 5 anos. A importância de estabelecer essa cultura de SEO na empresa, estimulará resultados mais sólidos e crescentes.

*Marcos Alonso -Fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital.

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