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Antonio Bigaton: Sete motivos para investir em uma intranet

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Gerenciar informações é um grande desafio para todas as empresas. Independentemente do porte ou quantidade de funcionários, centralizar as informações oficiais e manter as equipes alinhadas com a estratégia empresarial é crucial para o desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, a intranet surge como uma solução perfeita para sanar boa parte das demandas da comunicação. Por isso, separei sete motivos para investir em uma intranet. Confira!

#1 Propagar as informações da empresa: Fazer a informação chegar aos colaboradores é tão importante quanto atrair a atenção e ter a mensagem entendida por seu público. Pode parecer banal, mas fazer a informação chegar aos destinatários sem ruídos é um dos principais desafios das empresas. A intranet é um sistema virtual onde cada usuário recebe um login e, a partir daí, é possível que tenham acesso aos comunicados e documentos da organização. Muito mais eficiente do que outros canais de comunicação que ficam limitados ao espaço de exposição, como a TV corporativa ou o velho jornal mural. Uma vez instaurada dentro da organização, a intranet torna-se um veículo formal, ou seja, de informações confiáveis e oficiais. É uma excelente maneira de combater a famosa “rádio peão” e as fofocas de corredor.

#2 Acessibilidade: Com um sistema inteiramente na nuvem, é possível acessar a intranet em qualquer dispositivo conectado à internet. Essa facilidade faz com que documentos, notícias, gerenciamento das equipes e eventos, fiquem à disposição dos funcionários mesmo se estes não estiverem fisicamente dentro da empresa. É uma facilidade extra para implementar o home office, ou então, ter acesso aos dados da organização em uma viagem de negócios, por exemplo. Se antes o colaborador precisava solicitar um documento para um departamento responsável e esperar que ele ficasse pronto, com a intranet esse processo torna-se automático e é feito em questão de minutos.

#3 Segurança: Uma vez que é desenvolvida de maneira personalizada, a intranet é uma rede privativa, e apenas os colaboradores tem acesso ao sistema. Sendo assim, a segurança das informações e dos dados é uma garantia intrínseca da ferramenta. É possível, inclusive, restringir o acesso a determinadas abas de navegação de acordo com o cargo ou setor. Dessa forma, o colaborador só tem acesso a informações e documentos que são pertinentes à sua função. Mas, é claro que restringir não é tudo. A empresa precisa criar políticas de conscientização sobre a responsabilidade dos funcionários a respeito das informações da organização.

#4 Produtividade e agilidade: Investir em uma intranet pode trazer muito ganho de tempo e aumento na eficiência administrativa. A ferramenta pode agilizar o trabalho burocrático dos colaboradores, otimizar diversos processos internos, disponibilizar informações e documentos, facilitar a checagem de dados e evitar erros e falhas no trabalho, uma vez que tudo é atualizado em tempo real. Outra vantagem é a geração de dados que o sistema pode proporcionar. Imagina o quão importante para tomada de decisões se a liderança tiver acesso ao número de horas que foram gastas em cada processo ou a quantidade de vezes que um documento foi alterado até ser concluído? Esse é o tipo de informação que ajuda na precificação de um serviço e na renegociação de um contrato.

#5 Cultura organizacional: A integração das equipes é uma realidade cada dia maior. Se antes os ambientes open space davam conta de manter o time reunido, atualmente, quando a maioria dos projetos envolvem mais de uma equipe, é indispensável ter um sistema que integre e reúna todos as informações de maneira simultânea. Com uma intranet, colaboradores, equipes diversas e gestores trabalham de maneira integrada, mesmo quando estão em locais geograficamente dispersos. Essa colaboração ajuda na construção e no fortalecimento da cultura corporativa.

#6 Tecnologia: Uma grande queixa do público interno é a lentidão com que algumas empresas se adaptam à tecnologia. Uma pesquisa feita em 2017, no Reino Unido, pela agência Gatehouse, ouviu 450 profissionais de comunicação interna. Desses, 49% consideram ultrapassadas as tecnologias utilizadas pelas empresas para se comunicarem com seus colaboradores. O mundo se modernizou, os hábitos mudaram e as empresas precisam acompanhar. A Intranet multiplataforma (adaptada também para smartfones) é a ferramenta ideal para uma comunicação interna eficaz, principalmente levando em consideração os novos hábitos da sociedade. Manter os canais de comunicação no mundo off-line não gera engajamento e, consequentemente, faz com que as mensagens mais importantes simplesmente não cheguem aos receptores alvo.

#7 Pequenas burocracias do dia a dia: As pequenas burocracias, muitas vezes, acabam tomando muito do tempo produtivo de um colaborador e, nesse sentido, a intranet pode desafogar alguns processos simples. Um dos melhores exemplos é a reserva de espaços compartilhados. É possível criar dentro da Intranet uma agenda para salas de reunião. Basta o funcionário entrar no sistema e “bloquear” a sala com data e hora. Outro processo burocrático, que acaba recaindo sobre o RH é a gestão dos aniversariantes do mês. Todo colaborador tem um perfil dentro do sistema e a organização dos aniversários, que antes era feita manualmente, passa a ser automática.

É impossível listar todas as vantagens, até porque cada empresa tem uma demanda especifica, e é justamente por isso que a intranet precisa ser uma ferramenta personalizada. Certamente, todas as empresas podem se beneficiar ao implementar um sistema como esse.

Antônio Bigaton é Administrador de empresas formado pela FAAP e sócio diretor da Company Group.

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Quais são os ingredientes para uma marca atingir relevância no mercado?

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*João Brognoli

Já é consenso de que não existe uma receita para o sucesso no mundo dos negócios. Nenhuma fórmula mágica que, se seguida corretamente, garante que uma empresa será relevante ou bem sucedida em seu mercado de atuação. Cada empreendedor ou gestor precisa saber, desde cedo, a necessidade de encontrar e construir o seu próprio caminho. No entanto, há ingredientes chaves que serão fundamentais para elaborar essa história.

Para ser relevante, invariavelmente uma companhia precisa passar por um processo de construção da autoridade. Nada confere maior peso à relevância de um negócio do que o estabelecimento de uma reputação positiva que abarca todos os aspectos associados à marca. A estruturação do posicionamento como referência em seu setor de atuação se dá por diferentes caminhos, passando desde a indicações e conquistas em premiações de mercado, pela presença de forma constante e qualificada na imprensa, até a produção de conteúdos relevantes e atualizados nas redes sociais. Tais esforços, combinados, podem conferir à empresa um protagonismo inquestionável em seu segmento.

No entanto, é preciso entender que a autoridade por si só é insuficiente sem o elemento vital da entrega de resultados. Independentemente do setor ou do tamanho da corporação, é impraticável preservar uma posição relevante no mercado sem atender às expectativas e demandas dos clientes e parceiros. O sucesso de uma marca é frequentemente medido pelo valor que ela entrega, refletindo diretamente na sua capacidade de gerar números tangíveis e satisfatórios. Se a produção não estiver coerente com o que é esperado, todo o resto à volta irá desmoronar, uma hora ou outra.

Pilares fundamentais

Apesar da ausência de uma fórmula definitiva para a conquista da relevância, é inegável que a construção de autoridade e a entrega de resultados são elementos fundamentais. Contudo, tais elementos estão longe de operarem de forma isolada. Na verdade, eles atuam muito mais como peças de um quebra-cabeça que se encaixam para gerar relevância e êxito de um negócio. Nesse sentido, costumo dizer que existem quatro pilares fundamentais que sustentam a autoridade e os resultados de uma empresa: vendas, gestão, performance e cultura.

As vendas representam a essência do negócio, pois são responsáveis por gerar receita e impulsionar o crescimento. Já uma gestão eficaz garante que os recursos sejam alocados de forma estratégica, os processos sejam otimizados e os objetivos obviamente alcançados. A performance, por sua vez, refere-se à capacidade da corporação em executar suas operações com excelência, mantendo altos padrões de qualidade e eficiência. Complementando tudo isso, a cultura organizacional molda todo o ambiente de trabalho, influenciando o comportamento dos colaboradores e a maneira como é conhecida, tanto interna, mas principalmente externamente.

Alcançar o equilíbrio dos pilares permite que uma companhia estabeleça uma base sólida, não apenas para manter sua autoridade, mas também para garantir resultados consistentes e significativos. Cada fator, atuando em harmonia com os demais, cria um ecossistema empresarial resiliente e adaptável às dinâmicas do mercado.

Sucesso por diferentes olhares

Da mesma forma que não existe um modelo único para se tornar relevante, é preciso sempre ter em mente que também não há uma única forma de sucesso. Existe, por exemplo, empreendedor que deseja ter sucesso financeiro e não tem interesse em ter uma posição de destaque na mídia, enquanto outros preferem assegurar o reconhecimento midiático do que um faturamento tão expressivo.

Independentemente dos objetivos específicos, é essencial que os empreendedores tenham uma definição clara do que constitui o sucesso para sua organização. Até porque, só é possível saber como chegar num objetivo após ter ele muito bem definido. Tal clareza facilita a escolha de estratégias e ferramentas adequadas, como as metodologias OKR, que proporcionam uma estrutura perceptível para a organização e acompanhamento de metas, alinhando toda a empresa em direção a um propósito comum.

Embora não exista um manual para a busca da relevância, a combinação de construção de autoridade, entrega de resultados e o fortalecimento de pilares estratégicos é uma receita que tende a ser extremamente saborosa. Apesar dos ingredientes serem muitas vezes compartilhados entre os empreendedores, o modo de preparo é que irá verdadeiramente trazer um toque diferente ao negócio. E hoje é o grande desafio das marcas que almejam notoriedade no mercado.

*João Brognoli – CEO e fundador do Grupo Duo&Co

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Governança digital é o pilar invisível por trás de uma boa campanha de marketing

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*Adalberto Generoso

Não é de hoje que as empresas passaram a realizar mudanças bruscas em suas campanhas de marketing. Atualmente, companhias de praticamente todos os segmentos estão apostando em metodologias impulsionadas por novas tecnologias e formatos para colocar essas ações em prática, visando um crescimento acelerado no mercado.

É dentro dessa realidade que a governança digital emerge como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Mas, para entender essa importância, precisamos recapitular um pouco a principal finalidade das campanhas de marketing: atrair a atenção do público-alvo diante da abundância de canais e conteúdos. Trata-se de um grande desafio, que pede por alguns protocolos.

O maior deles é a necessidade de reunir materiais digitais em uma só plataforma de maneira organizada e estruturada, permitindo que o acesso aos arquivos seja controlado e mapeado, de modo que a empresa domine o uso de imagens, vídeos, apresentações, documentos, dentre outros elementos.

Assim, o time de marketing poderá ter uma visão ampla do seu campo de ação, executando com uma maior precisão projetos que tragam valor ao negócio. Ou, em outras palavras, campanhas impactantes que conversam com o cliente e geram a conversão.

Como uma plataforma DAM contribui para a governança digital
De todos os modelos e soluções presentes no mercado que podem ajudar uma marca a alcançar a governança digital, o DAM (Digital Asset Management) se destaca. A partir do momento que uma plataforma como essa se torna o acervo histórico da empresa, todos os seus materiais de comunicação são armazenados e distribuídos de modo seguro e assertivo.

Primeiramente, esse benefício se deve à sua capacidade de estabelecer padrões de segurança rigorosos. Todas as atividades que estão sendo realizadas dentro dos sistemas das companhias são controladas integralmente, o que não apenas garante um tratamento adequado dos arquivos, como também impulsiona a eficiência operacional e o levantamento de insights estratégicos.

Por exemplo, se olharmos para profissionais de marketing que possuem um salário médio de R$ 5 mil e uma carga horária de trabalho de 160 horas/mês, com uma plataforma de gestão de ativos digitais, a empresa pode economizar cerca de 80% do tempo e R$ 7 milhões nos processos de produção de campanhas. Consequentemente, os projetos tendem a trazer um Retorno Sobre Investimento (ROI) maior, podendo chegar a até 200%.

Inclusive, um relatório do Mordor Intelligence demonstra que as organizações estão atentas a esses atributos. A estimativa é que o mercado de DAM atinja cerca de US$ 5,2 bilhões este ano e dobre até 2029, trazendo uma taxa de crescimento anual de mais de 15,2%.

Vantagens de incorporar a IA ao DAM
Ao debatermos o setor de marketing na atualidade, também não podemos deixar de pensar na Inteligência Artificial (IA), principalmente no que se diz respeito às IAs Generativas. Essa tecnologia vai auxiliar cada vez mais as equipes de marketing a olharem para além do óbvio e, de fato, atribuírem à marca uma personalidade forte em suas campanhas.

Basicamente, em um futuro próximo, a tecnologia será capaz de criar conteúdos de base qualificados, permitindo que os profissionais tenham tempo para pensar “fora da caixa” e executem planos de ação complexos. Por outro lado, isso só será possível se esse recurso obter acesso a uma base histórica estruturada e categorizada da empresa.

Estamos falando de campanhas antigas, publicações, imagens de produtos ou qualquer outro material de comunicação que possa ser útil para o processo criativo de novos projetos. É nesse sentido que a incorporação dessa tecnologia ao DAM entra como um divisor de águas.

A plataforma já qualifica todos os ativos digitais da empresa, possibilitando que, eventualmente, uma IA Generativa seja utilizada de forma alinhada aos seus objetivos. Logo, cria-se um ciclo de produção organizado e consciente, sem um uso limitado desse recurso tecnológico.

Essa é a prova definitiva de que a governança digital não é só um conceito abstrato, mas sim um alicerce por trás das campanhas de marketing bem-sucedidas. Implementar as respectivas tecnologias corretamente – inclusive com a ajuda de parceiros especializados – deve ser uma das prioridades das marcas que pretendem construir crescer de maneira sustentável na realidade atual.

*Adalberto Generoso – Cofundador e CEO da Yapoli, referência em gestão de ativos digitais do Brasil.

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