AMPRO quer levar Hackatur a diversas regiões brasileiras

Avatar

Projeto que incentivou a criação de soluções inovadoras por startups vai contribuir com o Turismo e o Live Marketing em Minas Gerais

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, quer levar a experiência do Hackatur – que estimulou startups de Minas Gerais – a outras regiões brasileiras. O projeto, uma competição que incentivou o desenvolvimento de soluções inovadoras para os setores de turismo e de eventos – contribuiu para a criação do Traveller, uma solução que deve melhorar a experiência do turista que visita Belo Horizonte, além de colaborar na execução de eventos, feiras e outros projetos ligados ao Live Marketing.

O Hackatur aconteceu em parceria entre a AMPRO, a Belotur, o Sebrae-MG e o BH Airport. A competição, que foi aberta em agosto, teve diversas startups inscritas e passou por várias etapas, entre elas cinco workshops com os empreendedores e cinco mentorias individuais, que aconteceram até o final de outubro. Na última fase, quando os finalistas foram convidados a apresentarem seus projetos, potenciais investidores participaram com intuito de geração de negócios e soluções para todo o mercado de turismo de Belo Horizonte.

O app vencedor, da dupla Guilherme Frade da Silva e Alexandre Guimarães Nicolau, terá como proposta que o usuário interaja com o local visitado como se estivesse em um jogo. Nos roteiros propostos, ele poderá desvendar charadas e receber informações sobre os atrativos. Os pontos ganhos serão transformados em benefícios para o viajante em estabelecimentos parceiros do aplicativo.

“As ideias que surgem de iniciativas como o Hackatur são prototipadas, em sua maioria são inéditas e podem ser facilmente adaptáveis a realidades distintas pelo Brasil, porque resolvem algum problema anteriormente apresentado. Tudo que é desenvolvido vem para suprir alguma dificuldade real do mercado e que pode ser solucionada a partir da implementação das ideias”, afirma a Diretora Adjunta Regional Sudeste – Minas Gerais da AMPRO, Alexa Carvalho.

Alexa lembra que a solução do aplicativo vencedor, adaptada para o Live Marketing, pode gerar resultados surpreendentes em grandes festivais, feiras e eventos. “Todos saem ganhando: público participante, patrocinador, organizador, por meio das experiências vivenciadas dentro do game”, cogita.

Na opinião de Renato Lana, do Sebrae MG, “o estímulo às ações de inovação e à interação com pequenos empreendedores possibilitou aos players pensarem alternativas e soluções para valorizar os seus produtos e serviços e tornar a experiência do cliente inesquecível, sempre buscando a melhoria de performance frente ao mercado”.

Para que o projeto tivesse sucesso, a diretora Adjunta da AMPRO enfatiza a importância do tempo dedicado às startups e do trabalho de mentoria com os empreendedores. “Além de acompanharmos as ideias é importante ajudá-los no refino, na forma de monetizar, na estrutura básica para o desenvolvimento correto do trabalho, orientando na divisão de tarefas etc”. Para as próximas edições, as agências ligadas ao Live Marketing associadas à AMPRO, apoiadoras do Hackatur, devem apadrinhar cada grupo participante. “Faremos o papel de co-mentores, para que as soluções se apresentem da melhor maneira possível”, finaliza Alexa.

De acordo com o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr., levar projetos como o Hackatur para outras regiões brasileiras irá contribuir para fomentar o desenvolvimento do Live Marketing e do Turismo. “Incentivar o empreendedorismo a serviço do Live Marketing e do Turismo nos dá muita satisfação, porque alia a capacidade empreendedora dos brasileiros ao nosso objetivo de tornar o mercado mais maduro, sustentável e cada vez mais inovador. Parceiros como o Sebrae viabilizam a ideia de vermos acontecer em outras regiões do Brasil o que conseguimos provocar em BH. Já até escolhemos quais as regiões devem ser as próximas”, afirma.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 25 anos em 2018 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

In the news
Carregar Mais