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ABA discute marketing responsável em Miami

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No dia 25 de maio, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – esteve em Miami para o evento Telecommunications and Media Forum 2017, realizado pelo IIC – INTERNATIONAL INSTITUTE OF COMMUNICATIONS. Vanessa Vilar, Gerente Jurídica Senior Brasil e Latam da Unilever, presidente do Comitê Jurídico da ABA e integrante do GT de Marketing Responsável da entidade, representa a ABA no workshop “Building a responsible advertising policy framework”, analisaram as questões-chave para construir uma política de publicidade responsável e sustentável.

Esta discussão fez parte do painel “Achieving Advertising Standards to Protect and Inform Consumers”, que debateu sobre os padrões de publicidade que devem ser atingidos para educar e informar os consumidores.

Com o tema “Transformação digital nos mercados americanos emergentes e desenvolvidos”, o evento – que reúne representantes de mais de 30 países das Américas – ainda contará com debates sobre a influência do cenário político e comercial na agenda digital, as regulamentações para proteger os consumidores e a condução da economia digital nas zonas rurais e urbanas.

O intercâmbio de conceitos, tendências e ideias sobre marketing com outras entidades e novos mercados é parte importante desse cenário de transformação que se vivencia hoje em todo o mundo e se torna complemento do objetivo da ABA, que é compartilhar as melhores práticas do marketing e da comunicação levando, ainda, a experiência do Brasil a outros mercados. A entidade é favorável, por exemplo, a uma publicidade responsável atenta à legislação vigente, à opinião pública e aos valores maiores da sociedade e, como membro fundador do CONAR, participa ativamente de iniciativas de autorregulamentação da publicidade em consonância com os mais elevados padrões internacionais.

“Acredito que este é mais um importante passo da ABA no fortalecimento de sua estratégia de advocacy, para compartilhar sua posição em relação ao marketing responsável e sustentável, ampliando o alcance desta mensagem. Além disso, o convite para participar do evento se trata de mais um reconhecimento da relevância da associação em debates internacionais para aprimorar as políticas públicas relacionadas ao mercado publicitário”, comenta Vanessa Vilar, presidente do Comitê Jurídico da ABA.

Para a programação completa do Telecommunications and Media Forum Miami 2017, acesse:http://www.iicom.org/events/telecommunications-and-media-forum/item/miami-tmf-2017

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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