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5 benefícios ao fazer publicidade via Wi-Fi
Hoje em dia, os smartphones estão nas mãos de quase todo mundo. Quando as pessoas entram em lojas ou chegam em restaurantes, logo procuram por Wi-Fi. Normalmente perguntam aos funcionários se existe e qual a senha.
Dificilmente alguém entrará em um estabelecimento que tenha Wi-Fi e não o usará, nem que seja apenas para olhar suas notificações das redes sociais. Entre o tempo de o usuário conectar-se no Wi-Fi e o tempo de confirmação da conexão, há um período crucial e uma ótima oportunidade para fazer publicidade, explica Alex M. Baptista, Country Manager Brasil na Harrenmedia.com (empresa de soluções de mídia digital).
O especialista ainda dá dicas e explica as cinco vantagens de fazer publicidade Wi-Fi que oferece benefícios as empresas, anunciantes e clientes.
1- Facilidade de alcançar clientes
Para exemplificar o primeiro benefício na publicidade por Wi-Fi, Imagine a seguinte situação:
Mariana tem uma empresa que fornece vinhos para restaurantes. É razoável supor que ela realiza publicidade nos mais variados restaurantes em busca de novos clientes para divulgar a qualidade e diferenciais de suas bebidas, estimulando que os clientes solicitem as bebidas nos locais aos quais fornece, ampliando assim seu raio de ação, principalmente em horário de pico.
Pensando que cerca de 90% dos clientes do restaurante possuem um smartphone e desses 70% pedem conexão, 100% desses 70% viram a publicidade antes de se conectar ao Wi-Fi. Falamos aqui apenas do período de até três horas, no almoço, dentro de um estabelecimento de médio porte, a publicidade já alcançou a grande maioria que acessou a internet local. Imagine esses números em Rodoviárias, Linhas de Ônibus, Rede de Hotéis, Aeroportos…
2 – É difícil ignorar uma publicidade no celular
Diferentemente de um outdoor, uma publicidade no celular é difícil de ignorar. Um simples toque facilita a solicitação de um serviço ou entrada num site de alguma empresa para saber sobre um produto ou serviço. No exemplo da empresa de vinhos, dado acima, o usuário poderia clicar no anúncio e seguir para uma página onde ele pode fazer uma assinatura do “Clube de Vinhos” e receber periodicamente em sua casa uma caixa com seus vinhos prediletos, caso essa empresa de vinhos tenha esse tipo de serviço disponível. A facilidade e a praticidade fazem com que os anúncios nos smartphones não sejam ignorados tão facilmente.
Se a propaganda for ainda mais instigante e despertadora de curiosidade, ignorá-la torna-se mais difícil ainda. Por mais que o possível cliente não esteja tão interessado na publicidade, a mesma ainda estará introjetada em sua mente.
3 – Expansão rápida
Por expansão rápida queremos dizer que muitas pessoas utilizam o Wi-Fi de lugares próximos de onde estão. Às vezes é comum observar pessoas usando seu smartphone para acessar as redes de empresas com sinal aberto, pois geralmente usam rapidamente e se deslocam para outro lugar.
O ponto principal da publicidade via Wi-Fi é lidar com esse público. A probabilidade de engajar esse por meio das propagandas é grande.
As empresas de hoje já estão utilizando (e as pessoas sabem) essa tática, pois oferecem gratuitamente acesso à internet com rápida conexão por meio do check in via redes sociais, dando ao estabelecimento mais informações sobre seu público.
Quanto maior a quantidade de check-ins, maior o número de possíveis clientes que verão os anúncios e, portanto, maior serão os engajamentos
4 – Causa uma boa impressão
A publicidade por Wi-Fi não só é boa para a empresa que disponibiliza a conexão para o consumidor, como também para quem anuncia. A empresa que oferece o Wi-Fi gratuito ganha um ponto positivo com os clientes.
É de se pensar também que impactar as pessoas em um momento oportuno causa uma boa impressão em relação ao anunciante, nesse caso os vinhos da empresa da Mariana, divulgados em momento oportuno e lugar certo.
5 – Capacidade de incluir qualquer tipo de anúncio
Depois de conectar no Wi-Fi, o cliente precisará ver um anúncio para concluir sua conexão. Esses anúncios podem ser os mais diferentes possíveis: vídeos, imagens ou até mesmo notificações no celular do cliente (push notifications) . Tudo isso para que ele seja atraído ou, ao menos, saia do estabelecimento sabendo alguma novidade sobre a empresa. Com a quantidade de pessoas que citamos no início deste artigo, o alcance desses múltiplos anúncios pode ser inimaginável.
Em suma, existem cinco benefícios ao fazer publicidade e propagandas via Wi-Fi: facilidade de alcance, atração e captação de novos clientes. A presença publicitaria de alto impacto por este tipo de anúncio tratar-se de uma novidade. Por fim, destacamos que esse meio de publicidade embora novo desmonstra bastante aderência pelo público impactado quando analisados os números de visitas ao site do anunciante, preenchimento de formulários, compras e outras interações. Portanto, vale a pena utilizá-lo em suas campanhas publicitárias.
Sobre a Harenmedia
Fundada em 2007, a Harrenmedia conta já com mais de 90 profissionais nos principais países da América Latina, além de Alemanha e Israel. É considerada, também, uma das principais empresas em mídia multiplataforma, incluindo mobile e vídeo, reforçando sempre o relacionamento com os principais anunciantes e agências do mercado mundial.
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A cultura do SEO e o futuro do marketing digital em constante atualização
*Marcos Alonso
Não é novidade que há um aumento de investimento no marketing digital nos últimos anos, registrando recentemente, aumento de 85% nos próximos cinco anos, segundo líderes entrevistados de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Inicialmente, por conta da migração de investimentos publicitários de canais tradicionais, como TV, revistas e jornais, para a área digital. Com o tempo, as ações se diversificaram ampliando as possibilidades de investimento em estratégias e ferramentas. Junto, há um aumento do custo de mídia em si, já que há mais gente competindo por mais atenção. Por outro lado, a profissionalização também pressiona estes custos pois envolvem profissionais e agências/consultorias especialistas nas diversas áreas do marketing digital para garantir o alcance dos resultados almejados.
Eu considero que o SEO é uma das ferramentas mais importantes pois promove ativos para a empresa, em que cada página gera tráfego e passa a comunicação correta, ocasionando resultados sem a necessidade de esforços contínuos sobre ela. Com o passar do tempo, são criados diversos destes ativos, o tráfego e resultados do site passam a ser mais estáveis, sem grandes picos ou depressões. Além disso, é um tráfego independente de outras plataformas e seu negócio não fica refém de políticas ou mudanças de regras, como pode acontecer nas plataformas da Meta ou até do Tik Tok.
Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas definiram a estratégia do marketing digital para o crescimento da marca, em que a produção de conteúdo é a principal ferramenta para atingir resultados. Com possibilidades infinitas como e-mail marketing, influenciadores, propagandas via diversas plataformas como Google e Meta Ads, inbound marketing e, obviamente o SEO, é possível gerar muitos indicadores de resultados em que é muito fácil se perder.
Notando ruídos na comunicação interna das empresas na área, entendo ser fundamental, além das atualizações digitais, colocar o cliente no centro da tomada de decisões, criando nele uma cultura de SEO, trazendo as informações e estratégias para dentro da empresa para que todos participem ativamente da melhoria constante do site. Isto envolve treinar e educar o cliente das boas práticas de SEO, agir com liberdade e levar ao cliente oportunidades identificadas e trabalhar com foco na otimização contínua, baseada nos resultados das ações realizadas para comemorar vitórias e entender razões de insucesso.
Sendo um mercado que está em constante mudanças, 2024 promete grandes acontecimentos no digital. A IA chegou e mostra que pode ajudar em várias frentes e é uma ferramenta que facilita alguns processos. Mas ainda acredito que a humanização na comunicação é fundamental no desenvolvimento de conteúdos, definição de estratégias, acompanhamento e interpretação de resultados. Se deve ter um cuidado a mais na IA para gerenciamento de campanhas. Para campanhas médias e pequenas, com verba reduzida, nossa experiência é que quanto maior a automação, menos confiáveis os resultados.
Além disso, acredito que o foco direcionado em diferentes gerações, social commerce, chatbots e voicebots, conteúdo de áudio, short vídeos, entre outras ferramentas estarão em ascensão em 2024. Também aposta no Data Driven, uma das tendências do marketing, que tem seu conceito na gestão orientada na análise de dados para atingir cada público-alvo. Vai ficar cada vez mais difícil ganhar um posicionamento bom para páginas e palavras-chave porque a quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto ou produto, já é enorme, imagine daqui a 5 anos. A importância de estabelecer essa cultura de SEO na empresa, estimulará resultados mais sólidos e crescentes.
*Marcos Alonso -Fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital.
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A revolução do entretenimento: TV vs. Redes Sociais
*Rafaella Antunes
Quem poderia imaginar que um dia as redes sociais se tornariam um adversário digno da tradicional televisão? Nos últimos anos, temos sido testemunhas de uma verdadeira batalha entre essas duas formas de entretenimento, com a internet e os smartphones como palcos dessa disputa.
Voltando ao começo, quando a televisão se tornou popular, ela dominava como a principal fonte de diversão. As famílias se reuniam diante do aparelho para assistir a programas populares, novelas, notícias e eventos esportivos. Parecia que nada poderia substituir a magia que a telinha proporcionava. No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais, esse cenário começou a mudar.
Hoje em dia, é raro encontrar alguém que não tenha uma conta em pelo menos uma plataforma, como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e tantas outras. Essas redes sociais tornaram-se uma parte essencial do nosso dia a dia, permitindo que compartilhemos momentos, conversemos com amigos, sigamos nossos ídolos e marcas favoritas e, claro, consumamos conteúdo.
E foi aí que a televisão começou a perceber a concorrência. As pessoas passaram a buscar cada vez mais por conteúdo personalizado, que estivesse alinhado com seus interesses e disponível a qualquer momento. E as redes sociais, com sua capacidade de fornecer um conteúdo segmentado e interativo, entregaram exatamente o que estavam procurando. Curiosamente, mesmo com essa nova preferência pelo conteúdo online, o Brasil é o país com o maior consumo de TV aberta na América Latina, assistindo em média 4 horas e 54 minutos por dia, com uma participação de audiência de 68% no ano passado, de acordo com estudo da Kantar Ibope Mídia realizado em maio de 2023.
A disputa entre a televisão e as redes se intensificou ainda mais com o surgimento dos influenciadores digitais, que se tornaram verdadeiras celebridades nas plataformas. Essas personalidades conquistam uma legião de seguidores e ditam tendências, influenciando a maneira como as pessoas consomem entretenimento. Muitos jovens, por exemplo, preferem assistir aos vídeos de seus youtubers favoritos do que ligar a TV.
Em seu 18º ano de existência, o YouTube se consolida como líder na transmissão de vídeos em todas as telas, com mais de 76 milhões de espectadores apenas na TV Conectada. Os brasileiros são a prova da relevância dessa plataforma, com sete em cada 10 acreditando que prestam mais atenção ao conteúdo do YouTube do que em outras plataformas de vídeos, segundo pesquisa da Offerwise. A Kantar também indica que a plataforma é a mais assistida pela Geração Z, oferecendo a eles acesso a conteúdos que não encontram em nenhum outro lugar.
Diante desse novo panorama, a telinha teve que se reinventar para não perder mercado. Muitas emissoras investem agora em conteúdo interativo, promovem discussões nas redes sociais sobre seus programas e disponibilizam episódios para streaming em suas próprias plataformas. Além disso, o streaming ao vivo se tornou uma estratégia para oferecer acesso em tempo real a eventos e programas de TV.
Em suma, a batalha entre a televisão e as redes sociais mudou completamente o rumo do entretenimento. Embora a primeira ainda tenha seu público fiel, é inegável que as redes sociais e a internet trouxeram uma nova forma de consumir conteúdo, mais personalizada e flexível. No final das contas, somos nós, espectadores, usuários e estrategistas de marketing e de mídia que saímos ganhando.
“Puxando a sardinha” para o meu campo de atuação, essa evolução também mostra que uma abordagem de mídia holística, contemplando canais digitais e offline, é a chave para maximizar o impacto e a lembrança da marca. O efeito “sobreposição de públicos” gerado por essa combinação é simplesmente poderoso, sendo sempre considerado nos planos de maior envergadura que desenvolvemos na BKR.
Ampliar meios e integrar diferentes tipos de mídia é garantir visibilidade constante, direcionamento preciso, uma dose de urgência para impulsionar vendas, mantendo a identidade de marca coerente. Isso se reflete em maior exposição, mais conversões e na construção de uma base sólida de imagem para os nossos anunciantes.
* Rafaella Antunes – Diretora De Mídia daBKR
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