10 Anos de Bourbon Festival Paraty

Avatar

Um dos mais importantes festivais de música do país acontece
em Paraty, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2018

No ano que comemora dez anos de existência, o Bourbon Festival Paraty (www.bourbonfestivalparaty.com.br) reúne, na sua 10ª edição, o melhor do jazz, do blues, da música brasileira e do soul nos dias 25, 26 e 27 de maio (6a feira a domingo), com shows gratuitos na cidade histórica de Paraty (RJ), em dois palcos – Praça da Matriz (Palco Matriz) e Igreja Santa Rita (Palco Santa Rita) -, situados no centro histórico da cidade. Além da programação de dois buskers (apresentações de artistas de rua): Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pretos) e Busker Quadra (ao lado da Igreja da Matriz) onde terão apresentações de três artistas em horários alternados.

A edição especial dos dez anos reúne grandes nomes da música mundial que participaram de edições anteriores do evento, como Gary Brown que promete mais um show histórico, como na primeira edição, em 2009. O guitarrista Stanley Jordan, que se apresentou em 2010 e chega para seu trio, formado por Ivan “Mamão” Conti (bateria), integrante do lendário grupo Azymuth, e o talentoso Dudu Lima no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless. Além de Ed Motta, que esteve na 5a edição e promete fazer Paraty balançar com o show Ed Dançar!

Pela primeira vez o “nosso” Cesar Camargo Mariano no festival Bourbon Festival Paraty, que se apresenta com Madison McFerrin (filha de Bobby McFerrin). Ele, um dos músicos mais primorosos da música brasileira, ela, filha de Bobby McFerrin que traz na voz uma refrescante visão jazzística unindo a “old soul” à moderna música popular americana. Acompanhados do CCM Quarteto, a dupla traz repertório repleto de energia e swing de músicas brasileiras e americanas.

Já a norte-americana Vanessa Collier, nomeada entre as cinco melhores saxofonistas do gênero pelo Blues Music Awards, sobe ao palco com Fred Sunwalk e, juntos, apresentam uma poderosa mistura de blues, funk, rock e soul. Também podemos destacar um dos melhores baixistas do país na atualidade, Rubem Farias, radicado na Suécia, com carreira internacional, estreia no festival acompanhado de sua convidada Live Foyn Friss, vocalista que se destaca na cena jazzística Europeia.

Faz parte deste grande elenco a revelação da soul music, Blackalbino, com a participação de um dos precursores do gênero no Brasil, o cantor Tony Tornado. E quando o funk encontra o jazz com o Deep Funk Session, conhecida na cena paulista de jazz, a banda se propõe a resgatar, com muito talento e improviso, o Jazz-Funk, ritmo fundamental na blackmusic norte-americana.

Homenagens também estão na programação do festival, como o Tributo a B.B.King – padrinho e parceiro do Bourbon em muitos festivais e turnês pelo Brasil – com Nuno Midelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk. A bossa nova tem ganha homenagem com a participação luxuosa do grande Roberto Menescal, no show Bossa Hits, do guitarrista Andy Timmons e do cantor Sydnei Carvalho.

E o Bourbon Festival Paraty conta também com o show do violonista radicado em Paraty, John Wesley, que já gravou com grandes nomes da música como Hélio Delmiro e Gilson Peranzzetta. Nesta edição, recebe o premiado violonista Carlos Barbosa Lima, reconhecido mundialmente como um dos grandes mestres do violão. A Orquestra Popular de Paraty, composta por músicos radicados em na cidade, apresenta repertório de releituras de samba, choro, baião e obras canções de poetas paratienses e clássicos da música popular brasileira em arranjos originais. A cantora Taryn Szpilman resgata em seu show a história do jazz e do blues desde os anos 20, com figurino característico e uma performance inovadora faz uma viagem.

Pelas ruas da cidade a Orleans Street Jazz Band, que circula pelo Centro Histórico e a presença do DJ Crizz nas pick-ups, que abre e fecha a programação dos dois palcos todos os dias.

É Bourbon Festival Paraty, é música pela cidade e por toda parte, em Paraty, claro!

Para um festival que começou numa pequena tenda ao lado da Igreja Matriz numa sexta-feira 13 chuvosa, também é o início da consagração com o show histórico do saxofonista de News Orleans, Gary Brown naquele ano de 2009. Hoje, considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico das cidades do Rio de Janeiro e de Paraty, o Bourbon Festival Paraty entrou para o calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, através do programa “Rio de Janeiro à Janeiro”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (com a proposta de listar os projetos que consideram como eventos que são importantes no impacto sociocultural nas regiões onde estão estabelecidos) está, até o momento, sem o apoio de patrocínio privado, sendo exclusivamente apoiado pela Prefeitura de Paraty.

Idealizada e produzida pelo Bourbon Street Music Club (https://bourbonstreet.com.br/) – que este ano completa 25 anos -, de São Paulo, a 10ª edição do Bourbon Festival Paraty é realizada pela Prefeitura Municipal de Paraty com o apoio do Convention Visitors Bureau de Paraty.

Site Bourbon Festival Paraty: www.bourbonfestivalparaty.com.br

Site Bourbon Street Music Club: https://bourbonstreet.com.br/

In the news
Carregar Mais