Com Zup, Via Varejo integra-se a operadoras para ativação inédita de linhas de celular no ponto de venda

20 de fevereiro de 2017
Compartilhar:
zup

Integração entre sistemas de vendas das lojas Casas Bahia e Pontofrio com operadoras de telefonia, reduz em 90% o tempo gasto no processo em habilitação de linhas

Zup Real Wave, plataforma utilizada para a integração, atua para incorporar facilmente sistemas legados e APIs em velocidade 10 vezes maior

Por meio de uma avançada plataforma tecnológica, a Via Varejo, grupo controlador das redes Casas Bahia e Ponto Frio, se tornou a primeira varejista no Brasil a oferecer a habilitação de linha de celular de forma totalmente integrada com o sistema da operadora de telefonia escolhida pelo cliente. Antes, o processo de habilitação durava cerca de 20 minutos nas lojas varejistas e, agora, não leva mais que dois minutos.

A Zup IT Innovation, empresa brasileira que atua na transformação digital de empresas tradicionais, foi escolhida a partir de um processo de concorrência para oferecer a plataforma capaz de realizar a completa integração dos sistemas da Casas Bahia e Ponto Frio aos das principais operadoras de telefonia do Brasil, possibilitando uma jornada de compra mais ágil e completa.

A plataforma contratada foi a Zup Real Wave, que faz a integração de sistemas legados e APIs – a solução acelera esse processo em até 10 vezes. “Em nossa atuação no mercado de tecnologia, há cerca de 5 anos, temos um histórico forte na oferta de produtos tecnológicos para integração de sistemas de empresas grandes e tradicionais, inclusive na indústria de telecomunicação. Nesta concorrência, enfrentamos gigantes globais e é um orgulho imenso poder participar de um projeto sem precedentes no país e com tecnologia puramente brasileira”, afirma Bruno Pierobon, CEO da Zup.

A automação dos sistemas envolvidos na habilitação de linhas de celular possibilitou uma redução de 90% do tempo despendido para a ativação dos planos contratados, dispensando a necessidade de o consumidor acionar as operadoras.

A novidade é parte de um movimento estratégico da Via Varejo para melhor atender a crescente demanda por planos de telefonia ao mesmo tempo que oferece uma solução completa a um cliente cada vez mais exigente e em busca de praticidade. “Levamos cerca de seis meses desenvolvendo esse sistema com as operadoras e conseguimos chegar em um modelo de interface única para os vendedores. No próprio sistema de venda, o colaborador apresenta ao cliente as opções de operadoras e planos disponíveis. Feita a escolha, e com poucos cliques, já é possível fazer a ativação da linha”, explica Mariano Teixeira, gerente de operações comerciais mobile da Via Varejo. Atualmente, o serviço é válido para a migração de linhas de Pré-pago para Plano Controle e de novas habilitações de Plano Controle.

Para a implantação do projeto, a Zup levou dois meses. Atualmente, o serviço da Via Varejo está 100% integrado com o sistema da Vivo. A expectativa é de que já no primeiro trimestre de 2017 seja concluída a integração das APIs das demais operadoras – a TIM é a que está em fase mais avançada e deve ser finalizada já em janeiro.

“Para as nossas operações em mobile, a concretização da oferta desse serviço é um diferencial no varejo brasileiro como um todo, em que a demanda por planos controle e pré-pago é grande. Estamos satisfeitos com a forma que a Zup viabilizou toda a integração, de maneira robusta e veloz, num prazo desafiador”, ressalta Ageu Pedro Junior, Diretor de TI da Via Varejo.

“A relação de parceria com as operadoras de telefonia, em conversas sempre intermediadas pela Via Varejo, tem sido fundamental. Desde o início, encontramos abertura para que elas provessem um ambiente de teste para a solução da Zup. É um projeto disruptivo, inédito no Brasil, com ganhos para todas as partes, já que a Via Varejo consegue fidelizar os clientes, enquanto eles se beneficiam de uma experiência positiva, e as operadoras ganham capilaridade no mercado”, finaliza Bruno.

Hoje, o serviço de habilitação automatizada das linhas de telefone celular está ativo em 50 lojas da Casas Bahia e Pontofrio em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto, no entanto, já está em expansão para as 970 lojas das duas bandeiras em todo Brasil.

A integração de sistemas conduzida pela Zup com a Via Varejo é a primeira da empresa junto à indústria varejista. Até então, os mercados que mais recorrem aos produtos tecnológicos para transformação digital oferecidos pela empresa brasileira são o de telecomunicação e bancário, entre outros, com nomes como Vivo, Nextel, Banco Santander, Banco Original e Banco do Brasil.